18°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Minas Gerais lidera apreensões de armas no Brasil

14.403 armas ilegais retiradas de circulação ao longo de 2025 colocaram Minas Gerais no topo do ranking nacional de apreensões

28/01/2026 às 15h22 Atualizada em 28/01/2026 às 15h34
Por: Marina Menta
Compartilhe:
Imagem: PM
Imagem: PM

Minas Gerais foi o estado brasileiro com mais armas apreendidas ao longo de 2025, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Ao todo, 14.403 armas de fogo e artefatos foram retirados das ruas do estado em 12 meses, número que coloca Minas à frente de outras unidades federativas no combate à circulação ilegal de armamentos.

A maior parte das armas apreendidas em Minas Gerais é composta por revólveres, com 5.085 registros, seguidos por pistolas (3.568) e espingardas (3.134), que juntas concentram a maioria das ocorrências ao longo do ano. 

Ainda assim, as forças de segurança também interceptaram armamentos de alto poder ofensivo, incluindo 219 submetralhadoras, 94 fuzis e seis metralhadoras.

O recorde de apreensões acontece em um contexto de intensificação das operações policiais em todo o território mineiro, com atuação integrada de polícias Civil, Militar e Rodoviária, além de grupos de inteligência. 

De acordo com as autoridades, ações qualificadas de fiscalização, barreiras policiais e mandados de busca foram responsáveis por grande parte das apreensões ao longo do ano.

O número de armas apreendidas por Minas Gerais supera o de estados tradicionalmente com altos índices de violência armada, refletindo tanto o esforço das forças de segurança quanto a persistência do tráfico de armas no país. 

Embora Minas Gerais lidere o ranking estadual, as forças de segurança brasileiras retiraram de circulação mais de 44 mil armas, o que representa uma média próxima de 120 apreensões por dia, segundo dados nacionais divulgados por órgãos de segurança pública.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.