
Ao longo deste sábado (24) e domingo (25), seis estações do Metrô de Belo Horizonte estarão fechadas, pelo segundo final de semana consecutivo, nas regiões Norte e Nordeste da capital.
De acordo com a concessionária Metrô BH, a interdição ocorrerá entre a Estação Minas Shopping e Estação Vilarinho, durante todo o dia, já as demais seguirão com atendimento normal, com quadro de horário habitual.
Aos sábados, o intervalo do metrô da capital, varia de 7,5 minutos, entre as 6h e 8h30m, a 15 minutos, após as 08h30m. Já aos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.
Essa interdição faz parte da implementação de um novo sistema de sinalização, que entrará na fase de testes no próximo final de semana.
Até lá, os usuários do transporte coletivo poderão contar com uma operação especial, montada pela Prefeitura de Belo Horizonte, para compensar a falta do metrô.
Haverá aumento no número de viagens das linhas que atendem a região, são elas: 62, 66, 82, 83D, 83P, além das linhas 1502, 1505, 3503A e 8207.
Equipes de agentes da Superintendência de Mobilidade (SUMON) estarão espalhadas em pontos estratégicos para orientar os passageiros, acompanhar e avaliar o andamento da operação.
Já no último final de semana do janeiro e no primeiro de fevereiro, a interdição total deverá ocorrer, segundo a Metrô BH, entre as estações Minas Shopping e Horto.
Já nos dias 21 e 22 de março, irá ser realizada a substituição definitiva do sistema entre a Estação Vilarinho e a Estação Horto, com mais um fechamento, desta vez de todo o trecho, ou seja, das 8 estações.
A justificativa da concessionária para o fechamento das estações aos finais de semana, está justamente na redução do fluxo de passageiros. Já que durante o período de férias escolares, a demanda tem uma queda de cerca de 30% nesse dias.
Mín. 19° Máx. 31°