
Aprender a se defender deixou de ser apenas uma habilidade e passou a ser uma necessidade para as mulheres do nosso país, em especial, as mineiras, que diariamente são vítimas de algum tipo de violência seja ela física, psicológica ou até patrimonial.
Uma das alternativas são as artes marciais. Pensando nisso, a cidade de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, iniciou, em agosto do ano passado, um projeto dedicado a elas.
Na época, 400 mulheres aderiram às vagas para um projeto piloto, que foi um sucesso. Menos de um mês depois, as vagas foram reabertas, em setembro de 2025, para 200 pessoas com o foco não só na defesa pessoal de mulheres, mas também, no combate à violência de gênero.
Somente em 2024, a Central de Atendimento à Mulher (Disque 180) registrou 64.484 ligações no Estado de Minas Gerais. O aumento de 13% em relação a 2023, quando 56.609 ligações foram computadas, dados que evidenciam a importância deste tipo de preparo.
Já neste ano, a cidade de Contagem reabriu as inscrições para as aulas de defesa pessoal. O prazo para garantir uma vaga segue até o dia 28 de janeiro, a iniciativa busca fortalecer a autonomia feminina e oferecer ferramentas práticas para o enfrentamento à violência de gênero.
De acordo com o governo municipal, o projeto é destinado a meninas e mulheres a partir de 10 anos de idade, com ou sem experiência prévia em artes marciais.
As atividades acontecem na Escola Municipal Eli Horta Costa, no Centro da cidade, e focam no aumento da autoconfiança e da sensação de segurança das participantes.
As aulas utilizam uma metodologia integrada, reunindo fundamentos de diversas modalidades, como:
As inscrições devem ser feitas de forma presencial, diretamente no local das aulas, às segundas e quartas-feiras, das 18h10 às 20h. No ato do cadastro, é necessário apresentar um documento de identidade e a declaração de aptidão física.
Um ponto importante para as candidatas é o prazo para a documentação médica: o atestado que comprove condições de saúde adequadas para a prática esportiva deve ser entregue em até 15 dias úteis após a realização da inscrição.
Mín. 18° Máx. 24°