
Ao longo deste sábado (17) e domingo (18), seis estações do Metrô de Belo Horizonte estarão fechadas, pelo segundo final de semana consecutivo, nas regiões Norte e Nordeste da capital.
De acordo com a concessionária Metrô BH, a interdição ocorrerá entre a Estação Minas Shopping e Estação Vilarinho, durante todo o dia, já as demais seguirão com antendimento normal, com quadro de horário habitual.
Aos sábados, o intervalo do metrô da capital, varia de 7,5 minutos, entre as 6h e 8h30m, a 15 minutos, após as 08h30m. Já aos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos durante todo o dia.
A interdição total das estações Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo, Floramar e Vilarinho deve se repetir no sábado (24) e domingo (25), quando o novo sistema passará pela fase de testes.
Até lá, os usuários do transporte coletivo poderão contar com uma operação especial, montada pela Prefeitura de Belo Horizonte, para compensar a falta do metrô.
Haverá aumento no número de viagens das linhas que atendem a região, são elas: 62, 66, 82, 83D, 83P, além das linhas 1502, 1505, 3503A e 8207.
Equipes de agentes da Superintendência de Mobilidade (SUMON) estarão espalhadas em pontos estratégicos para orientar os passageiros, acompanhar e avaliar o andamento da operação.
Já no último final de semana do janeiro e no primeiro de fevereiro, a interdição total deverá ocorrer, segundo a Metrô BH, entre as estações Minas Shopping e Horto.
Já nos dias 21 e 22 de março, irá ser realizada a substituição definitiva do sistema entre a Estação Vilarinho e a Estação Horto, com mais um fechamento, desta vez de todo o trecho, ou seja, das 8 estações.
A justificativa da concessionária para o fechamento das estações aos finais de semana, está justamente na redução do fluxo de passageiros. Já que durante o período de férias escolares, a demanda tem uma queda de cerca de 30% nesse dias.
Mín. 17° Máx. 29°