A Polícia Civil de Minas Gerais indiciou o vereador Matheus Alfredo dos Santos (PL), de 35 anos, por tentativa de homicídio após o parlamentar tentar matar o próprio vizinho com golpes de canivete e pedras em fevereiro de 2023.
O suspeito é vereador na cidade de Jaboticatubas, na Grande BH, e atua na área desde 2004. O crime ocorreu na comunidade Capão do Bebedouro, na Zona Rural do município.
Segundo as investigações, a vítima é um idoso de 70 anos que teria denunciado o parlamentar por suposta infração ambiental. A Polícia Civil não detalhou quais infrações Matheus pode ter cometido.
Em 2022, o idoso chegou a registrar ocorrência de ameaça contra Matheus, mas a situação foi resolvida com um judicial entre os dois.
Aos investigadores, o idoso afirmou que começou uma conversa amigável com o vereador, mas foi surpreendido com um golpe que o deixou desacordado.
A defesa de Matheus Alfredo informou que ainda não teve acesso a conclusão do inquérito e que vai aguardar o pronunciamento do Ministério Público de Minas Gerais.
Já a Câmara Municipal de Jaboticatubas divulgou uma nota oficial em resposta ao caso.
No comunicado, a Câmara esclareceu que, até o momento, não recebeu oficialmente o relatório que concluiu o inquérito policial. No entanto, ressaltou que, logo após o ocorrido, foi constituída uma Comissão Especial Processante para investigar a situação. Seguindo os procedimentos do Regimento Interno da Casa, essa comissão optou por arquivar o procedimento inicial contra o vereador devido à falta de provas materiais, aguardando a apuração completa dos fatos pela Polícia Civil.
A instituição reafirmou seu compromisso com a população de Jaboticatubas e expressou apoio e solidariedade à vítima, seus familiares e à sociedade. A Câmara também destacou estar à disposição para oferecer todo o apoio necessário durante o prosseguimento das investigações junto à Justiça.
Mín. 18° Máx. 23°