
Uma reportagem produzida por dois estudantes de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ganhou destaque nacional ao ser utilizada como base para uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado no último domingo (9). O texto, escrito por Alan Alves e Caio Alves, chamou atenção por ter sido elaborado quando ambos cursavam apenas o 2º período e integravam o projeto Ufocas, sob orientação da jornalista Ítana Santos.
Caio Alves, um dos autores do material, é natural de Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O estudante, que hoje reside em Uberlândia para cursar a graduação, construiu toda sua formação básica em escolas públicas do município, entre elas a Escola Municipal Professora Claudomira, a Escola Municipal Dr. Lund e a Escola Estadual Padre Menezes. A trajetória educacional do jovem foi destacada por colegas e professores após a repercussão da questão do Enem.
A reportagem selecionada havia sido publicada em fevereiro de 2024 pelo Comunica UFU. Para os autores, ver o texto ser utilizado em um dos exames mais importantes do país é motivo de orgulho e surpresa. “É incrível pensar que um dos nossos primeiros textos jornalísticos foi parar no Enem, um exame tão importante para o nosso país”, afirmaram.
O episódio também foi lembrado em uma transmissão ao vivo na TV Integração, afiliada da Rede Globo no Triângulo Mineiro, reforçando a relevância do trabalho acadêmico realizado pelos estudantes. Para Alan e Caio, o reconhecimento reforça uma frase repetida entre os colegas: “O bom da UFU é o Jornalismo”.
Mín. 17° Máx. 32°