O tráfego na Avenida Cristiano Machado, principal corredor de ligação entre o Centro de Belo Horizonte, a Cidade Administrativa e o Aeroporto Internacional de Confins, tem enfrentado aumento significativo desde o início das obras de construção de uma trincheira na altura da Catedral Cristo Rei, região Norte da capital. A intervenção, conduzida pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), já impacta motoristas, passageiros de transporte público e usuários de aplicativos.
O início das obras foi marcado pela instalação de tapumes em 23 de setembro. A BHTRANS definiu rotas alternativas utilizando vias internas dos bairros adjacentes e intensificará a fiscalização para coibir irregularidades. A BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, orienta passageiros do transporte público a anteciparem a saída, já que as linhas podem sofrer ajustes na grade horária para se adaptar às novas condições de trânsito.
A trincheira terá 730 metros de extensão e, segundo a PBH, permitirá a separação física entre os fluxos locais e expressos, o que deverá reduzir em cerca de 20 minutos o tempo de deslocamento entre o centro e a Cidade Administrativa após a conclusão. O projeto integra um conjunto de ações de mobilidade urbana, incluindo ajustes geométricos, melhorias na pavimentação, drenagem, iluminação e paisagismo, sob supervisão da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap).
O prazo estimado para a conclusão das obras é de até 36 meses. Até lá, motoristas e passageiros devem planejar antecipadamente seus deslocamentos e considerar margem de tempo extra para evitar atrasos em trajetos essenciais, especialmente aqueles que seguem para o aeroporto de Confins.
Mín. 13° Máx. 24°