18°C 27°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Dois em cada três mortos em acidentes na BR-040 não usavam cinto de segurança

Concessionária realiza ação educativa em Nova Lima para conscientizar motoristas sobre segurança no trânsito

24/09/2025 às 13h30
Por: Bianca Guimarães
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Levantamento da EPR Via Mineira, responsável pelo trecho da BR-040 entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, aponta que, só em agosto de 2025, aproximadamente dois terços das vítimas fatais de acidentes estavam sem cinto de segurança. O dado evidencia a persistente negligência com a lei de 1997, que tornou obrigatório o uso do equipamento por todos os ocupantes de veículos.

A análise anual da concessionária revela que, ao longo de 2025, quase metade das pessoas que perderam a vida em acidentes no trecho não utilizavam o cinto de segurança. Para enfrentar esse problema, a EPR promove nesta quarta-feira (24) uma ação educativa em Nova Lima, no Posto da Polícia Rodoviária Federal (km 554), integrando a programação da Semana Nacional do Trânsito.

A mobilização faz parte do lançamento do Programa Conviver, iniciativa que busca estimular comportamentos seguros entre motoristas, pedestres, ciclistas e moradores das áreas próximas à rodovia. Durante a ação, equipes abordarão os motoristas para reforçar a importância de respeitar limites de velocidade, realizar travessias de forma segura e, principalmente, utilizar o cinto de segurança em todas as viagens, independentemente da distância percorrida ou da posição no veículo.

Segundo Anderson Finco, gerente de Operações da EPR Via Mineira, “o cinto de segurança salva vidas. Não importa se a viagem é curta ou longa, se o passageiro está no banco da frente ou atrás: usar o cinto é inegociável. A prevenção é o caminho mais eficaz para tornar a convivência no trânsito mais segura”. A concessionária reforça que a iniciativa visa reduzir acidentes e aumentar a conscientização sobre a importância de atitudes seguras ao volante.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.