16°C 30°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Itabira inicia racionamento de água em meio à estiagem prolongada

Rodízio no abastecimento deve durar até novembro e atinge seis regiões da cidade

24/09/2025 às 15h30
Por: Cristiane Cirilo
Compartilhe:
Foto: Acom Saae Itabira
Foto: Acom Saae Itabira

A cidade de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, começa nesta quarta-feira (24) um período de racionamento de água em razão da queda no volume dos mananciais que abastecem o município. A medida, aprovada pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb-MG), tem duração prevista até 30 de novembro e será realizada em formato de rodízio entre bairros.

Segundo o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), o município foi dividido em seis setores. Em cada um deles, o fornecimento será suspenso uma vez por semana, sempre das 7h30 às 21h. Aos domingos, a distribuição será mantida normalmente. A prefeitura informou que serviços essenciais, como hospitais, escolas, creches, asilos e unidades de segurança, terão prioridade e, em caso de necessidade, contarão com caminhões-pipa.

O presidente do Saae, Valdeci Fernandes Júnior, explicou que o objetivo é equilibrar o acesso ao recurso entre a população. “O plano de racionamento foi elaborado de forma técnica para que todos tenham acesso à água em um momento de escassez. É uma medida preventiva para evitar o desabastecimento generalizado”, afirmou.

A crise hídrica se intensificou nos últimos meses, com a redução significativa da vazão nas principais estações de tratamento da cidade. A ETA Pureza, que atende cerca de 60 bairros, caiu de 130 litros por segundo para 94 l/s, mesmo após uma captação emergencial implantada em agosto. Já a ETA Gatos registrou queda de 80 l/s para apenas 20 l/s. Juntas, essas unidades são responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 80 mil moradores, o equivalente a 74% da população itabirana.

Para tentar minimizar os efeitos da estiagem, o Saae e a prefeitura têm adotado medidas emergenciais, como a captação complementar no Córrego Rio de Peixe, capaz de acrescentar até 5 mil metros cúbicos por dia ao sistema, além do reforço de água fornecida pela mineradora Vale, que adiciona 1.296 m³ diariamente. Outras ações incluem o reúso de 180 m³ por dia na ETA Gatos e a correção de mais de mil vazamentos identificados na rede.

Também estão em andamento campanhas educativas voltadas para o consumo consciente da água. A administração municipal reforça o pedido para que a população evite desperdícios durante o período de racionamento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.