Bebês internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital das Clínicas (HC), da UFMG, foram transferidos temporariamente após a identificação de piolhos de pombo em uma área da unidade, localizada no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte. Segundo a direção do HC, nenhuma criança apresentou sinais de contaminação.
A transferência das crianças para outra ala da UTI Neonatal foi adotada como medida de segurança. A unidade intensificou os procedimentos de higienização e limpeza, realizou desinfecção pontual do espaço afetado, reforçou barreiras físicas para impedir a aproximação de aves e orientou familiares e colaboradores sobre cuidados preventivos. Além disso, uma dedetização preventiva será realizada em toda a unidade, visando garantir a segurança de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
O hospital apontou que o acúmulo de lixo e restos de alimentos nas ruas próximas contribui para a presença de insetos, roedores e pombos. A Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) informou que a avenida Alfredo Balena, onde fica o HC, é varrida diariamente, com lavagens das calçadas em frente ao hospital e ao João XXIII ocorrendo às segundas e sextas-feiras. A coleta de lixo domiciliar na região é feita de segunda a sábado, no período noturno.
A Secretaria Municipal de Saúde reforçou que, em casos de notificações relacionadas à presença de pombos, o Serviço de Controle de Zoonoses realiza vistorias para identificar riscos sanitários e pontos que favorecem a infestação, como oferta de alimento e abrigo. A pasta destacou que qualquer cidadão pode solicitar vistoria ou orientação por meio do Portal de Serviços ou do PBH APP.
Mín. 13° Máx. 29°