A cantora Preta Gil, que morreu no último domingo (20) em Nova York, nos Estados Unidos, terá seu velório realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A informação foi divulgada pela equipe da artista na noite de terça-feira (22). A cerimônia será aberta ao público e acontecerá das 9h às 13h.
Até o momento, ainda não há informações oficiais sobre o sepultamento nem sobre a chegada do corpo ao Brasil, que está em processo de repatriação. Familiares, amigos e fãs poderão se despedir da cantora na cerimônia no tradicional espaço cultural carioca.
Preta Gil enfrentava uma batalha contra um câncer no intestino desde janeiro de 2023, quando revelou o diagnóstico após internação e exames. Naquele período, foi identificado um tumor de seis centímetros no reto, que motivou uma cirurgia em agosto. Após a operação, a cantora precisou usar uma bolsa de ileostomia, retirada meses depois, e anunciou em dezembro que o câncer estava em remissão após 12 meses do diagnóstico inicial.
No entanto, em agosto de 2023, Preta comunicou que o câncer havia retornado em quatro pontos diferentes e voltou a realizar sessões de quimioterapia. Em dezembro, passou por uma cirurgia extensa, que durou mais de 20 horas, para a retirada dos tumores.
Após quase dois meses de internação, Preta Gil decidiu seguir o tratamento experimental nos Estados Unidos. Ela faleceu aos 50 anos, enquanto se preparava para retornar ao Brasil.
A cantora deixou um legado de luta e inspiração, ao dividir publicamente sua experiência com a doença e a esperança pela cura, emocionando fãs e admiradores em todo o país.
Mín. 14° Máx. 28°