A direção do Hospital Lindouro Avelar, a Santa Casa de Lagoa Santa, emitiu um alerta urgente à população sobre tentativas de golpe que vêm sendo praticadas contra familiares de pacientes internados na instituição. Criminosos têm se aproveitado de momentos de vulnerabilidade para se passar por médicos ou funcionários do hospital, com o objetivo de aplicar fraudes relacionadas a cobranças inexistentes de despesas hospitalares.
De acordo com a administração da unidade, foram identificadas recentemente tentativas suspeitas de pessoas desconhecidas que entraram em contato por telefone para tentar obter informações de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Santa Casa reforça que nenhum de seus profissionais está autorizado a entrar em contato com familiares para solicitar qualquer tipo de pagamento.
A instituição enfatiza que não realiza cobranças por telefone, nem solicita transferências via PIX, depósito ou qualquer outro meio eletrônico. Todas as abordagens identificadas são irregulares e se tratam de golpe. A orientação é que os familiares não forneçam nenhuma informação sobre o estado de saúde dos pacientes nem realizem qualquer tipo de pagamento. Em caso de contato suspeito, a recomendação é acionar imediatamente o hospital pelos canais oficiais ou comunicar às autoridades policiais.
“Estamos recebendo denúncias de familiares sobre a ocorrência dessas tentativas de golpe. Reforçamos nosso compromisso com a transparência e com a proteção dos nossos pacientes e de suas famílias. É fundamental que todos fiquem atentos e desconfiem de qualquer abordagem fora dos nossos canais institucionais”, afirmou a direção da Santa Casa de Lagoa Santa.
A unidade também informou que está colaborando com a investigação para identificar os responsáveis pelas fraudes. A Santa Casa conclui a nota reforçando que a comunidade pode e deve contar com o hospital com segurança: “Vamos juntos construir uma nova Santa Casa para todos – com confiança, responsabilidade e respeito à população.”
Mín. ° Máx. °