Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu nesta quarta-feira (2) um reforço significativo em sua frota de transporte público. Ao todo, 78 novos ônibus começaram a operar na cidade, como parte de um programa do Governo de Minas para renovar e modernizar o transporte metropolitano.
A iniciativa integra o acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo Estadual, o Ministério Público de Minas Gerais e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG). A negociação também contou com a participação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), da Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG).
Até o momento, mais de 500 novos ônibus já foram incorporados à frota metropolitana, que atende vários municípios da Grande BH, como Contagem, Santa Luzia, Vespasiano, Nova Lima, Sabará, Betim, Lagoa Santa e Ibirité. A expectativa é que, até o fim de 2025, 850 novos ônibus estejam em circulação, reduzindo a idade média da frota de 11 para seis anos.
Os novos veículos foram distribuídos de acordo com critérios como a idade dos ônibus substituídos, o número de reclamações registradas e o volume de passageiros transportados.
De acordo com o Governo de Minas, o programa de renovação da frota faz parte de um pacote de investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo, afetados pelos impactos da pandemia.
Mín. 21° Máx. 30°