Pesquisa do Instituto de Pesquisa Sigdados, contratada pelo Grupo Impactto de Comunicação, aponta que o atual prefeito Geraldo Gonçalves dos Santos (Pezão), do Progressistas, tem a maior chance de ser reeleito prefeito de Confins nas próximas eleições, com 44,8% das intenções de voto. Esse é o maior índice entre os candidatos pesquisados. Valdir Teixeira Junior, conhecido como Juninho de Sinô (Republicanos), aparece em segundo lugar, com 31,8% das intenções. Já João Batista da Silva, o João da Égua (Cidadania), soma 4,5% das preferências. As opções Ninguém, Nulos e Brancos totalizaram 7,5%, enquanto Não sabe ou Não responderam representam 11,5%.
A soma pode não chegar a 100% devido ao arredondamento de casas decimais. O levantamento, realizado de forma estimulada, indica que, a menos de seis meses da eleição municipal, Pezão tem uma vantagem significativa sobre seus adversários.
A administração municipal recebe ampla aprovação da população
Segundo a pesquisa, a atual administração municipal é aprovada por 70,5% da população. Aqueles que desaprovam a gestão do prefeito Pezão representam 19,5%. Já os que não souberam ou não responderam somam 10% dos eleitores. As principais insatisfações dos eleitores de Confins são relacionadas ao transporte público, com 12%, seguido por segurança (11,3%), falta de água/saneamento (9,3%), saúde (8,3%) e falta de emprego (6,8%).
Aprovação do governo Zema é maioria em Confins
A pesquisa da Sigdados revela que a gestão do Governador Zema (Novo) em Confins recebe aprovação de 52,5% da população. Entre os entrevistados, 30,5% desaprovam a administração estadual, enquanto 17% não souberam ou não responderam à pesquisa.
Polarização em relação ao governo federal de Lula
A opinião da população em relação ao governo federal está polarizada. 43,3% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente Lula (PT), enquanto 47,8% desaprovam, refletindo o que tem sido observado nas pesquisas nacionais. Aqueles que não souberam ou não opinaram representaram 9%.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada no dia 26 de abril. A margem de erro é de 4,75 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 400 eleitores maiores de 16 anos que votam em Confins e está registrado no TSE sob o número MG-07261/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.
Mín. 18° Máx. 23°