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Operação Ponto Final termina segundo dia de fiscalização com 13 ônibus retirados de circulação

Equipe de fiscalização seguiu vistoriando os veículos na rodoviária de capital e de Pouso Alegre, nesta terça-feira (30/4)

30/04/2024 às 19h17
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
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Danielle Formaggio
Danielle Formaggio

A operação Ponto Final, promovida pelo  Governo de Minas , por meio da  Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra)  e o  Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) , seguiu fiscalizando as linhas intermunicipais da empresa Gardênia que atendem municípios no Sul de Minas. As abordagens foram realizadas simultaneamente no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte e na rodoviária de Pouso Alegre, nesta terça-feira (30/4).

Em dois dias de operação, dez dos 18 ônibus vistoriados na rodoviária de Pouso Alegre foram tirados de circulação, em função de irregularidades identificadas na manutenção e itens de segurança. Outros dois veículos foram notificados por falta de conservação e higiene. No total, a equipe de fiscais emitiu 37 autuações que incluem, ainda, descumprimento do quadro de horários. 

No Tergip, três veículos foram retirados de circulação, nos dois dias de operação, por apresentarem irregularidades de manutenção e documentação. A empresa também foi autuada por descumprimento do quadro de horários das linhas com embarque na capital.

“Ao final da operação, serão abertos processos administrativos para que as empresas autuadas sejam punidas. Os veículos retirados de circulação só poderão retornar ao serviço após nova vistoria. Os usuários podem ficar tranquilos pois não serão prejudicados. As viagens estão sendo realizadas por ônibus de outras empresas que estejam dentro dos padrões de segurança exigido”, afirma o subsecretário de Transportes e Mobilidade, Aaron Duarte Dalla.

A operação Ponto Final foi motivada pela quantidade de irregularidades encontradas em outra ação de fiscalização realizada nos dias 10, 11 e 12/4, nos veículos operados pela mesma empresa. Além disso, a operação visa apurar o grande número de reclamações registradas por passageiros, entre eles atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus.

A operação de fiscalização realizada nas cidades de Passos, Cássia e Poços de Caldas, no início do mês, resultou em 12 veículos autuados por problemas encontrados em itens de conforto e segurança, e, ainda, por descumprimento dos quadros de horários.

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