18°C 21°C
Lagoa Santa, MG
Publicidade

Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira (17)

Os candidatos terão até 21 de janeiro para se inscrever e concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior.

14/01/2025 às 11h30
Por: Redação
Compartilhe:
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 terá início na próxima sexta-feira (17) e seguirá até o dia 21 de janeiro, segunda informações do Ministério da Educação (MEC). O Sisu é uma das principais portas de entrada para instituições públicas de ensino superior no Brasil, oferecendo vagas com base na média das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os resultados da chamada regular estão programados para serem divulgados em 26 de janeiro. Os candidatos selecionados deverão realizar a matrícula entre os dias 27 e 31 de janeiro. Já aqueles que não foram contemplados em nenhuma das opções de curso escolhidas poderão se inscrever na lista de espera, que estará disponível no mesmo período.

A inscrição no Sisu é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, por meio do site oficial do sistema. Para acessar o portal é necessário utilizar o login e senha cadastrados na plataforma Gov.br. O sistema recupera automaticamente as notas do Enem 2024, desde que o candidato tenha obtido nota acima de zero na redação e não esteja na condição de treineiro.

No momento da inscrição, os candidatos podem escolher até duas opções de curso, respeitando as vagas disponíveis em cada modalidade, como ampla concorrência ou cotas. Durante o prazo de inscrição, é possível alterar as escolhas algumas vezes antes de permitir, sendo consideradas válidas a última alteração registrada no sistema.

Além disso, o processo inclui o preenchimento de um questionário socioeconômico para identificar os candidatos que se enquadram nos critérios da Lei de Cotas. Essa etapa visa garantir que estudantes de escolas públicas, com renda familiar mais baixa ou que se autodeclarem pretos, pardos, indígenas ou pessoas com deficiência tenham acesso às vagas reservadas pela legislação.

O Sisu é uma ferramenta que democratiza o acesso ao ensino superior, permitindo que estudantes de diferentes regiões do país concorram a vagas em instituições públicas renomadas.

 

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários