De acordo com o Instituto de Pesquisa SigDados, a eleição em Vespasiano promete ser muito disputada. Um empate técnico entre o vice-prefeito Zé Wilson (PSDB) com 21,4% e Marta Murta (PSD), esposa do ex-prefeito Carlos Murta com 17,6% marcam o início da corrida eleitoral. Eles estão empatados tecnicamente na margem de erro (4,00 pontos percentuais para mais ou para menos). Edinaldo Soares (PT) surge com 3% das intenções e Dadson Fial (PL) com 2,4%. Votos nulos e brancos somam 27,8%. Não sabem ou não responderam são 27,8%. O levantamento foi realizado entre os dias 15 e 16. A margem de erro é de 4% e confiabilidade de 95%.
Outro cenário também foi sondado.
Cenário 2:
Zé Wilson (24,3%) e Marta Murta (20,9%) Ninguém / Branco/ Nulo (27,6%) e Não Sabe/Não Respondeu (27,1%).
Maioria aprova a administração municipal, mas saúde e transporte público são pontos fracos
A pesquisa revela que 49,4% da população aprova a administração municipal atual. Aqueles que não aprovam a gestão da prefeita Ilce Rocha (PSDB) representam 38,4% dos eleitores. Já 12,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam. A saúde lidera a lista de insatisfações dos eleitores de Vespasiano com 32%, seguida pelo transporte público (19,9%), limpeza da cidade (8,9%), falta de água/saneamento (3,9%) e educação (3%).
Governo Zema: Avaliação Mista em Vespasiano
A opinião da população de Vespasiano em relação ao governo estadual é variada. Dos entrevistados, 48,9% aprovam a gestão do governador Zema (Novo), reconhecendo aspectos positivos, enquanto 35% expressaram desaprovação. Aqueles que não souberam ou não responderam somaram 16,1%.
Polarização em relação à pauta nacional
No que diz respeito ao governo federal, a opinião da população é polarizada. Isso porque 45,7% dos entrevistados aprovam a gestão do presidente Lula (PT), enquanto que 45,6% desaprovam, indicando o que tem repercutido nas pesquisas nacionais. Não souberam ou não opinaram somaram 8,7%.
Metodologia
A pesquisa de campo foi realizada nos dias 15 e 16 de abril. A margem de erro é de 4,00 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A metodologia utilizada foi quantitativa, com questionários aplicados em trabalho de campo de casa em casa, seguindo um plano amostral por bairros e ponderação quanto ao sexo, idade, grau de instrução e nível econômico dos entrevistados, alinhando-se aos parâmetros do IBGE (2022). O estudo entrevistou 598 eleitores maiores de 16 anos que votam em Vespasiano e está registrado no TSE sob o número MG-09435/2024. O contratante da pesquisa é a IMPACTTO COMUNICACAO LTDA / GRUPO IMPACTTO.
Mín. 18° Máx. 23°