Um novo golpe virtual está pegando motoristas de todo o Brasil, que estão recebendo mensagens fraudulentas informando sobre a suspensão de suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH). Enviadas por SMS, e-mail e WhatsApp, essas mensagens induzem as vítimas a clicar em links que direcionam para sites falsos, que imitam portais oficiais do governo. De acordo com a Associação Nacional dos Detrans (AND), as páginas fraudulentas simulam o portal GOV.BR, onde os motoristas são levados a inserir seus dados pessoais e são então informados sobre supostas infrações, com orientações para realizar pagamentos para "regularizar" a situação.
Os estados mais afetados incluem São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Pernambuco, mas já há registros do golpe também em Minas Gerais. O presidente da AND, Givaldo Vieira, alerta que os Detrans não entram em contato com os motoristas através de mensagens informais, como SMS ou WhatsApp. Segundo ele, todas as notificações sobre infrações ou suspensão de CNH devem ser feitas por correspondência oficial ou canais digitais devidamente identificados. "Em caso de dúvidas, é fundamental que os motoristas verifiquem a autenticidade da notificação e denunciêm-na aos canais oficiais ou à polícia", acrescenta Vieira.
O alerta também enfatiza que motoristas podem consultar informações sobre infrações ou processos diretamente nos sites oficiais dos Detrans ou por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que garante um meio seguro de acesso às notificações. Além disso, a AND orienta a desconfiança diante de mensagens alarmistas, links com domínios fora do ".gov.br" ou solicitações de pagamentos por QR Code ou PIX, que são claros sinais de fraude. Em caso de qualquer dúvida ou pagamento já realizado, é recomendada a consulta imediata ao banco para tentar reverter a transação e a formalização do ocorrido por meio de boletim de ocorrência e notificação ao Detran.
Mín. 20° Máx. 27°