Depois de 154 dias sem chuvas, Belo Horizonte e algumas cidades da região metropolitana, como Contagem, Nova Lima e Rio Acima, retornaram a registrador no sábado (21). A chuva, embora breve – durando cerca de dez minutos –, foi suficiente para marcar o fim do longo período seco. Para este domingo (22), a previsão é de novas pancadas ao longo do dia, conforme a Defesa Civil da capital.
O início deste domingo foi marcado por céu nublado e ventos frescos, com possibilidade de pancadas de chuva, acompanhadas de raios e rajadas de vento ocasionais. De acordo com a previsão meteorológica, a temperatura mínima na capital será de 17°C, podendo chegar aos 30°C durante a tarde. A umidade relativa do ar deve cair para 35% nos momentos mais quentes do dia.
Na estação meteorológica do Cercadinho, operada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mínima registrada foi de 16,7°C, com sensação térmica de 4,2°C nas primeiras horas da manhã. Já na estação da Pampulha, a mínima foi de 20,5°C, com sensação térmica de 19,1°C. No Aeroporto da Pampulha, a mínima foi de 21°C às 6h.
Com a chegada das chuvas, a cidade, que passou cinco meses de tempo seco, passa a contar com um clima mais ameno e úmido, aliviando os efeitos do ar seco que vinham afetando a saúde da população e aumentando os riscos de incêndios florestais.
Mín. 17° Máx. 28°