Após cinco meses de estimativa, Belo Horizonte pode receber sua tão aguardada chuva nesta quarta-feira (18), de acordo com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No entanto, Claudemir de Azevedo, meteorologista do órgão, alerta que, apesar da possibilidade, as chances de uma incidência significativa são pequenas. A última chuva registrada na cidade ocorreu no dia 18 de abril, e a expectativa de rompimento no clima deve ser adiada para outubro.
A seca prolongada fez com que a umidade relativa do ar atingisse níveis críticos, apesar de uma recente frente fria que passou pelo litoral Sudeste. Nesta quarta, a umidade em Belo Horizonte deve ficar em torno de 30%, colocando a capital mineira e outros 199 municípios sob alerta de perigo potencial. Em algumas localidades, a situação pode ser ainda mais preocupante.
Mesmo que chova, o calor deve persistir, com temperaturas variando entre 16°C e 29°C, segundo dados do Inmet. O céu fica claro a parcialmente nublado, com possíveis pancadas isoladas à tarde. Além disso, um alerta de perigo potencial de vendaval foi emitido para 117 municípios mineiros, com ventos que podem atingir até 60 km/h, principalmente nas regiões do Triângulo Mineiro, Noroeste, Norte e Central do estado.
Os moradores de Belo Horizonte podem acompanhar em tempo real os alertas meteorológicos de risco por meio do Canal Público da Defesa Civil no WhatsApp.
Mín. 16° Máx. 23°