Com mais de 540 mil quilômetros de linhas de distribuição em sua área de concessão, a Cemig realiza periodicamente a manutenção programada e a melhoria dos equipamentos de suas redes para garantir a confiabilidade e o fornecimento de energia para os seus mais de 9 milhões de clientes.
Por dia, a empresa realiza cerca de 160 serviços, chegando a 4,9 mil manobras mensais e, até 2028, serão investidos R$ 23 bilhões em manutenção, melhorias e expansão na Cemig Distribuição.
O tempo de duração de uma interrupção programada varia de acordo com a complexidade do serviço a ser executado, mas duram apenas o tempo estritamente necessário.
A Cemig procura realizar as intervenções no sistema sem prejudicar o fornecimento de energia para a população, porém, em alguns casos, por questão de segurança, o desligamento da rede elétrica é necessário.
O engenheiro Rodrigo Pereira, do Centro de Operação da Distribuição da Cemig, explica objetivo desse procedimento e a importância para garantir a qualidade do serviço para os clientes da empresa.
“O desligamento programado é a interrupção da energia elétrica para manutenção, melhoria e expansão da rede de distribuição. Esses desligamentos são necessários para garantir a segurança dos clientes e dos funcionários da Cemig que realizam os serviços. Todos os clientes afetados pelos desligamentos são avisados, conforme determina o órgão regulador, e aqueles clientes que possuem endereço eletrônico cadastrado na empresa recebem o aviso de interrupção diretamente no seu e-mail”, afirma.
De acordo com Rodrigo Pereira, a Cemig planeja para que as intervenções tenham menor impacto aos consumidores.
“Quando possível, realizamos os serviços necessários sem desligamento da rede elétrica, aplicando a metodologia denominada Linha Viva, sem que os clientes percebam que houve alguma intervenção, já que não ocorre desligamento da energia. Entretanto, quando o desligamento é inevitável, procuramos minimizar os transtornos à população em geral, por exemplo, programando a execução de serviços em áreas de movimento intenso (hipercentros) durante os fins de semana”, afirma.
Período seco é ideal
No período seco – que, em Minas Gerais, ocorre entre abril e outubro, a Cemig intensifica a execução dos serviços programados. De acordo com Rodrigo Pereira, é nesse período que as obras mais complexas são intensificadas e, portanto, é necessário desligar trechos maiores.
“Aproveitamos essa época do ano porque as condições climáticas são mais favoráveis para realização dos serviços, sendo que no período chuvoso a força de trabalho está mais focada no restabelecimento da rede de distribuição possivelmente danificada por chuvas e tempestades. Nesta época, o cancelamento dos serviços programados tem maior probabilidade de ocorrer, em função da priorização dos atendimentos emergenciais, que não podem ser previstos”, explica.
“Assim, as intervenções realizadas durante o período seco contribuem para reforçar o sistema elétrico para o período chuvoso, aumentando ainda mais a sua confiabilidade no período mais crítico”, afirma Pereira.
Utilização de geradores
Em manutenções ou obras de ampliação e melhoria da rede elétrica, onde se faz necessário o desligamento da fonte principal de alimentação do circuito, a Cemig pode utilizar geradores para reduzir a quantidade de clientes que seriam afetados durante a realização das manobras programadas.
"Estes equipamentos são utilizados quando há a viabilidade técnica da instalação dos geradores na rede da Cemig ou quando há a necessidade de alimentar algum cliente que presta algum serviço essencial, como hospitais, concessionárias de prestação de serviços de água e esgoto ou outras instalações do poder público", detalha o engenheiro da Cemig.
As Unidades de Geração e Transformação Móvel (UGTM) são veículos que possuem um conjunto motor gerador com capacidade de potência de 500 KVA (kilo-volt-ampere) e podem abastecer até 2,5 mil residências de porte médio.
Recentemente em uma manutenção programada em Pouso Alegre, no Sul de Minas, a utilização de um UGTM manteve a continuidade do fornecimento de energia para 1.268 clientes durante a execução dos trabalhos. Isso representou uma redução de 86% no impacto que seria causado pelos desligamentos para a realização dos desligamentos.
Dados atualizados
Os clientes da Cemig com dados atualizados têm algumas vantagens, como o recebimento de avisos de interrupções programadas por e-mail.
Nesses casos, a Cemig envia o aviso da intervenção programada com antecedência mínima de 72 horas, informando a data, horário e duração em que suspensão é necessária, para que o cliente possa se programar.
O diferencial desse envio é o recebimento da informação de forma imediata e segura, sem riscos de extravios ou recebimento tardio da informação.
Na Cemig, os clientes podem atualizar o cadastro por meio dos canais digitais, como o Aplicativo Cemig Atende, no site Cemig Atende Web , ou presencialmente nos postos de atendimento Cemig.
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