Os custos operacionais se referem ao valor investido em tudo o que faz uma empresa funcionar, como salários dos funcionários, aluguel de instalações, contas de serviços públicos, despesas com marketing, logística e manutenção de equipamentos.
Custos como esses possibilitam manter a operação de uma empresa ativa e produtiva, e muitas vezes, variam conforme o volume de produção ou a escala das operações.
Um dos impactos da redução de custos operacionais é o aumento de lucratividade das empresas e aumento de competitividade no mercado, e pode ser considerada uma estratégia de saúde financeira e crescimento contínuo de um negócio.
“Reduzir esses custos geram impactos como o aumento da margem de lucro sem a necessidade de aumentar as receitas. Além disso, a redução de custos operacionais permite que as empresas tenham maior flexibilidade financeira, podendo reinvestir os recursos economizados em áreas estratégicas, como inovação, marketing, ou expansão”, explica Caio Amante, CEO da Dataside, consultora focada em dados e IA para negócios.
Ao se basearem em dados, os gestores conseguem identificar custos que podem ser reduzidos, gastos que podem ser cortados, processos que podem ser otimizados e, até mesmo, investimentos que podem ser feitos. Ou seja, ações que vão levar ao aumento de lucratividade na empresa.
“Ao adotar uma cultura data-driven, todas as decisões são baseadas em informações concretas e evidências, em vez de confiar em suposições ou experiências passadas. Isso envolve a coleta, análise e utilização de dados para informar cada aspecto das operações da empresa”, ressalta Caio.
Entre as etapas para reduzir custos operacionais através dos dados, o CEO da Dataside destaca três:
Ao coletar e analisar dados internos e externos relevantes, as empresas podem tomar decisões mais informadas. A análise de dados permite identificar ineficiências e áreas de desperdício, além de otimizar processos.
Ao disponibilizar plataformas de análise de dados para toda a empresa, os funcionários precisam acessar e explorar informações relevantes para suas respectivas áreas de trabalho, de forma segura. Isso promove a democratização dos dados e capacita os colaboradores a tomarem decisões baseadas em informações concretas. Como resultado, a empresa pode otimizar processos, identificar ineficiências e reduzir custos em várias áreas.
Ao estabelecer um sistema de monitoramento de dados em tempo real, uma empresa pode identificar rapidamente variações e anomalias nos processos. Isso permite que problemas sejam identificados e corrigidos imediatamente, evitando custos adicionais decorrentes de falhas ou ineficiências prolongadas.
Mín. 18° Máx. 23°