Belo Horizonte avança em direção a um futuro mais sustentável no transporte público com a aquisição de 100 ônibus elétricos, previsto para 2025. O investimento de R$ 317 milhões, garantido pela Prefeitura por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, integra o Plano de Mobilidade Limpa da capital, que busca substituir 40% da frota atual por veículos movidos a energia limpa até 2030.
O superintendente de mobilidade da Prefeitura, André Dantas, explicou que a aquisição será feita em lotes de 20 veículos, devido às limitações de produção das montadoras. “Esse processo dependerá do andamento das licitações e da entrega pelos fabricantes, mas nossa expectativa é que os ônibus entrem em operação no próximo ano”, afirmou Dantas.
Além de reduzir as emissões de carbono, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), os novos veículos prometem oferecer maior eficiência e conforto aos usuários do transporte público.
A iniciativa também será acompanhada por uma revisão completa da rede de transporte coletivo da cidade, prevista para o próximo ano. A proposta inclui a criação de novas linhas e a reestruturação de serviços nas regiões do Jardim Liberdade, Vila Ecológica, Vila Bernadete, Aglomerado da Serra e Jardim Alvorada. O objetivo é melhorar as conexões entre bairros, reduzir os tempos de deslocamento e melhorar a acessibilidade para a população.
Entre outras ações do Plano de Mobilidade, destacam-se a modernização das câmeras de segurança nas estações de integração e transferência e a intensificação da fiscalização do transporte público. As medidas visam garantir maior eficiência no serviço, além de promover a segurança dos usuários.
Mín. 17° Máx. 28°