O incêndio do ônibus da linha 5715 (Gávea II / Terminal Morro Alto) na MG-10, em Vespasiano, na RMBH, na segunda-feira, 13 de agosto, causou um prejuízo estimado em R$ 450 mil, segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitano (Sintram). Além do valor financeiro, o incidente gera um impacto significativo no serviço de transporte, pois ainda não há previsão de quando um veículo substituto estará disponível para o trajeto, o que pode resultar em maior lotação e atrasos nos próximos dias.
Este foi o quarto ônibus metropolitano incendiado em 2024, acumulando um prejuízo total superior a R$ 1 milhão. Em 2023, foram registrados oito coletivos queimados. O Sintram expressou preocupação com as consequências desse tipo de episódio, ressaltando que a perda de veículos afeta tanto a operação das empresas quanto os usuários, que enfrentam possíveis reprogramações e descumprimento de viagens.
"O Sintram se preocupa bastante com outro impacto significativo de episódios assim: o da possibilidade de descumprimento de viagens, uma vez que, em muitos casos, há a necessidade de reprogramação para compensar a falta do ônibus atingido. Ou seja, afeta a empresa associada em mais de uma frente, mas o usuário final, infelizmente, também é afetado no seu trajeto do dia a dia", afirmou a entidade.
Mín. 20° Máx. 27°