Em preparação para a etapa da Stock Car que será realizada em Belo Horizonte, entre os dias 15 e 18 de agosto, no entorno do Mineirão, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) iniciou a transferência dos animais da Escola de Veterinária e do Hospital Veterinário. A operação, que começou na segunda-feira (12), envolve a realocação temporária de equinos, bovinos e cães, visando garantir a segurança e o bem-estar dos animais durante a realização do evento.
Na segunda-feira, sete equinos foram transportados para a Fazenda Experimental Hélio Barbosa, em Igarapé, pertencente à UFMG. Na terça-feira (13), outros seis equinos foram transferidos em três viagens. O processo de realocação continuará na quarta-feira (14), quando seis bovinos, dois equinos e seis cães serão movidos para diversos locais, incluindo outras escolas e hospitais, além do sítio de um aluno de residência do Hospital Veterinário.
A professora Christina Malm, diretora do Hospital Veterinário da UFMG, destacou a importância da medida para garantir o cuidado adequado dos animais durante o evento esportivo. "A unidade estará fechada de quinta a domingo, e os pacientes que porventura aparecerem com problemas mais sérios – apesar da divulgação do esquema extraordinário para esta semana – serão encaminhados a uma clínica parceira na Pampulha ou seguirão para a unidade de preferência do tutor", explicou.
O Hospital Veterinário da UFMG é uma referência na área, atendendo de 70 a 100 animais por dia. Com o fechamento temporário da unidade, a UFMG implementou um esquema de atendimento extraordinário para minimizar o impacto sobre os serviços prestados à comunidade.
Mín. 17° Máx. 27°