O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) concluiu na manhã desta segunda-feira, 12 de agosto, a fase inicial da investigação do acidente com o voo 2283 da Voepass (antiga Passaredo).
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que os motores do turboélice ATR 72-500, fabricado pela Avions de Transport Régional (ATR), e outras partes do avião que podem ser relevantes para a investigação já foram removidos e enviados para o Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) em São Paulo.
Segundo a FAB, "a investigação do acidente aeronáutico continua com a coleta de outras informações necessárias para identificar os possíveis fatores contribuintes." O Cenipa deve apresentar um relatório preliminar sobre as prováveis causas do acidente dentro de 30 dias.
O avião, prefixo PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) na manhã da última sexta-feira, 9 de agosto, com 62 pessoas a bordo, incluindo 58 passageiros e quatro tripulantes. O destino final era o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), mas o ATR 72-500 caiu abruptamente em "parafuso" enquanto sobrevoava Vinhedo, no interior de São Paulo, a cerca de 110 quilômetros de Guarulhos. Não houve sobreviventes.
Além da investigação administrativa conduzida pelo Cenipa, cujo objetivo é identificar as causas de acidentes aéreos para melhorar os padrões de segurança e prevenir ocorrências futuras, a queda do avião também está sendo investigada por dois inquéritos policiais, um da Polícia Federal (PF) e outro da Polícia Civil de São Paulo.
A FAB informou que disponibilizou uma aeronave cargueira, modelo KC-390, para transportar de São Paulo a Cascavel as urnas funerárias das vítimas. Vinte e quatro das 62 vítimas eram de Cascavel, e o avião militar já está na Base Aérea de São Paulo, aguardando as autorizações necessárias dos órgãos envolvidos na ocorrência.
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