A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou, ao longo desta semana, uma capacitação para todos os servidores que fazem parte das equipes de rede física de todo o estado.
O evento teve como objetivo treinar todos os técnicos em edificações, engenheiros, coordenadores de rede física e diretores administrativo-financeiros das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
A capacitação também marcou a celebração de um novo contrato de serviço de engenharia, que criou 131 novos postos de trabalho para atender a todas as SREs.
Na terça-feira (30/8), primeiro dia do evento, a subsecretária de Administração, Luciana Quaresma, deu as boas-vindas aos participantes e discutiu os métodos e processos de trabalho esperados das equipes que atuarão diretamente nas 47 SREs.
A capacitação abordou a gestão de obras nos prédios escolares e as intervenções em andamento, alinhadas às necessidades específicas de cada comunidade escolar.
A subsecretária destacou a importância desse alinhamento para preparar a equipe, entender os desafios de cada regional e acelerar as entregas ainda em 2024, enquanto já se planeja para 2025.
“Estamos muito felizes em promover essa capacitação. É um evento importante para nossa equipe, pois estamos qualificando melhor nossos colaboradores, alinhando os nossos processos e, com isso, conseguimos garantir melhores resultados”, pontuou a subsecretária.
Ela também enfatizou que a capacitação reflete o compromisso do Estado com os estudantes, servidores e professores da rede. “O compromisso do Governo do Estado é garantir que todas as unidades estejam aptas a receber nossos estudantes da melhor forma possível, proporcionando um ambiente acolhedor e propício ao aprendizado”, ressaltou Luciana.
Projetos de infraestrutura
Também durante a abertura, a superintendente de Infraestrutura e Logística, Thaís Damasceno, realizou a apresentação dos trabalhos da capacitação, além de contextualizar acerca da chegada da nova equipe e o quanto foi esperado este novo aporte de profissionais para compor a equipe de rede física e atender às demandas das unidades escolares.
Além dos objetivos da infraestrutura, a SEE/MG também apresentou as diretrizes do Projeto Gota D’água, que visa fornecer água potável de qualidade em todas as regiões do estado.
Para assegurar a compreensão dos critérios pelas escolas, será lançada uma campanha institucional desenvolvida pela Subsecretaria de Articulação Educacional, que se comunicará diretamente com as mais de 3,4 mil escolas estaduais.
Programação
Durante os três dias de evento, foram realizadas diversas palestras sobre a gestão da infraestrutura escolar, abordando temas como gestão de imóveis, acomodação e ambientação, solicitação e planejamento de obras, manutenção predial, e pontos de atenção como o Projeto Gota D’água e o Kit Mínimo de Combate e Prevenção a Incêndios.
A capacitação será concluída nesta quinta-feira (1/8), com a expectativa de que todos os participantes retornem à rotina com uma compreensão mais clara dos processos e das responsabilidades, visando um atendimento mais eficiente às escolas e aos mais de 1,6 milhão de estudantes matriculados em Minas Gerais.
Mín. 18° Máx. 23°