Moradores do bairro Alvorada, em Sabará, denunciam violência policial ocorrida na tarde de terça-feira, 23 de julho. Três pessoas foram presas durante a confusão.
Imagens feitas por transeuntes mostram policiais puxando o cabelo e dando tapas na cabeça de uma mulher. Em outra gravação, é possível ver outra mulher sendo empurrada por dois policiais.
Testemunhas afirmam que os policiais ordenaram que todos apagassem as imagens e ameaçaram a comunidade caso os vídeos vazassem. Em nota, a Polícia Militar informou que familiares tentaram impedir a prisão do condutor e que os policiais utilizaram os meios legais para conter a situação.
Segundo o registro dos próprios policiais, um homem de 19 anos estava pilotando uma moto perigosamente, fazendo uma manobra conhecida como "grau", com a roda dianteira levantada. Ao ser ordenado a parar, ele teria desobedecido, perdido o equilíbrio e caído da moto. Familiares alegam que ele foi atingido por uma bala de borracha disparada pelos policiais, o que teria causado a queda.
A jovem de 18 anos, que aparece nas imagens tendo o cabelo puxado, teria tentado invadir a área de segurança estabelecida pelos policiais, conforme o boletim registrado pela PM. Tanto ela quanto o jovem que pilotava a moto foram presos. Um outro homem, de 28 anos, também foi detido por suposto desacato.
A família do motociclista afirmou que pagou fiança para sua liberação. Ele foi levado à UPA com ferimentos leves.
O que diz a Polícia Militar
Anteriormente à filmagem divulgada, a guarnição se deparou com um motociclista realizando manobras perigosas, empinando sua motocicleta pelas vias públicas do Bairro Vila Nova Vista, em flagrante de direção perigosa, colocando em risco a vida de transeuntes, inclusive crianças que brincavam na rua (por motivo de férias escolares) e deu a ordem de parada, que não foi acatada. O motociclista empreendeu fuga e após intensa perseguição foi alcançado e preso.
Os familiares e amigos do autor rapidamente cercaram a guarnição, na tentativa de frustrar a ação policial, tentaram intervir e resgatar o condutor, porém acabaram sendo presos e conduzidos. Importante ressaltar que ninguém ficou ferido. Até onde foi possível apurar, verificou-se que os policiais utilizaram as ferramentas disponíveis e os meios legais para vencer a resistência apresentada, fazendo cumprir a lei, conforme previsão dos manuais da PMMG.
Destarte, em respeito aos princípios da transparência e publicidade, o fato será rigorosamente apurado em procedimento instaurado pela Unidade, conforme preceitua a legislação bem como o ordenamento jurídico brasileiro, respeitando a ampla defesa e o contraditório.
Mín. 18° Máx. 23°