As obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, que estavam previstas para começar no segundo semestre de 2023, agora têm nova data de início estimada para o segundo trimestre de 2025. O projeto, orçado em cerca de R$ 5 bilhões, tem como objetivo aliviar o trânsito na Grande Belo Horizonte e reduzir o número de acidentes na região. Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), atualmente está em andamento a primeira fase de planejamento do Projeto Executivo, que inclui a análise da documentação necessária para o licenciamento ambiental junto ao órgão ambiental estadual.
O contrato para a realização das obras foi assinado em 31 de março de 2023, estabelecendo prazos de aproximadamente 18 meses para os estudos e licenciamento prévio, e 12 meses para o licenciamento de instalação e operação.
A Secretaria de Infraestrutura, em acordo com a concessionária INC S.P.A., está empenhada em antecipar o início das obras em relação aos prazos contratuais estabelecidos. Os trabalhos serão iniciados pelos municípios de Sabará e Santa Luzia. Do total de investimentos, R$ 3,072 bilhões são recursos provenientes do acordo de reparação pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, ocorrido em 2019.
A concessionária responsável deverá investir cerca de R$ 2 bilhões para financiar a implantação, manutenção e operação da via. O Rodoanel Metropolitano terá cerca de 70 quilômetros de extensão, com pista dupla classe 0 e 49 obras de artes especiais, como viadutos e túneis. A rodovia será 100% free flow, com sistema de pagamento automático de pedágio, serviço de atendimento ao usuário, controle total de acessos, alta mobilidade, oito interseções e dois acessos simples.
Em maio, durante um encontro com jornalistas, o governador Romeu Zema comentou que a obra será entregue pelo próximo líder do Executivo estadual. O governo e a concessionária trabalham para antecipar a conclusão do Rodoanel de 2029 para 2028. "Esperamos que, ao invés de 2029, quando é o prazo de conclusão, o Rodoanel Metropolitano seja concluído em 2028. Nossa meta é ver essa rodovia, que vai começar do zero, em pleno funcionamento", afirmou o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno Barros de Souza, durante evento na Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas).
Além de desafogar o trânsito da Grande Belo Horizonte, a nova rodovia promete reduzir o tempo de viagem entre 30 e 50 minutos e diminuir aproximadamente mil ocorrências de acidentes por ano, ao aliviar o fluxo intenso do Anel Rodoviário da Capital. A rodovia passará pelos municípios de Sabará, Santa Luzia, Vespasiano, São José da Lapa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Contagem e Betim. O início das obras do Rodoanel Metropolitano é aguardado com grande expectativa pela população e autoridades, que veem no projeto uma solução para os problemas de trânsito e segurança viária na região
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