A partir desta segunda-feira, 17 de junho, a Copasa iniciará uma obra que poderá impactar o trânsito na região da Pampulha, em Belo Horizonte, com previsão de duração de oito meses.
As obras, que visam modernizar o interceptor de esgoto, serão realizadas em etapas para minimizar os impactos à população.
A fase inicial ocorre na Praça Aleijadinho, no bairro São Luiz, com equipes trabalhando 24 horas por dia. Em algumas etapas, haverá interdições na avenida Octacílio Negrão de Lima, na orla da lagoa da Pampulha, entre a alameda das Latânias e a avenida Presidente Carlos Luz, mas a Copasa promete manter a população informada.
O projeto, com investimento de R$13 milhões, inclui a substituição de um trecho de 175 metros da tubulação existente por um novo interceptor de 1.800 milímetros de diâmetro, aumentando a capacidade de vazão para até 2 mil litros por segundo. A obra será realizada com a utilização do Novo Método Austríaco de Tunelamento (NATM), uma tecnologia menos impactante.
A Copasa assegura que, apesar das interdições, o impacto no trânsito será mínimo e a modernização evitará que a lagoa da Pampulha receba esgoto em caso de extravasamento da rede.
Mín. 18° Máx. 25°