
Um caminhão-baú pegou fogo na tarde desta quarta-feira (4), na BR-050, no sentido Brasília, na altura do km 4, em Araguari, no Triângulo Mineiro. O motorista, único ocupante, saiu ileso, consciente e orientado. A causa do incêndio ainda não foi determinada e será apurada pelos órgãos competentes.
Segundo o relato do condutor, o veículo perdeu potência durante a viagem e, logo depois, ficou sem freio. Ele também percebeu que o rádio do caminhão, que estava desligado, ligou sozinho, e acreditou se tratar de uma pane elétrica. Ao parar o caminhão, viu fumaça e tentou apagar o fogo com o extintor, sem sucesso. As chamas se espalharam rapidamente e tomaram grandes proporções.
A guarnição da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros chegou por volta das 14h15 e isolou a área. O combate foi feito com ataque direto às chamas, com cerca de 12 mil litros de água. Depois, os militares fizeram o rescaldo com ferramentas manuais, como rastelo e enxada, revirando o material para eliminar qualquer foco de reignição. A equipe deixou o local por volta das 17h25.
O caminhão levava produtos automotivos, como tapetes e desengripantes em aerossol. Segundo os bombeiros, a carga não se enquadra na classificação de produtos perigosos.
Orientações do Corpo de Bombeiros
A corporação orienta que, ao perceber perda de potência, falhas elétricas, fumaça ou cheiro de queimado, o condutor pare em local seguro, fora da pista, desligue o motor e se afaste do veículo. Em seguida, deve acionar o 193 se houver princípio de incêndio. Os bombeiros reforçam ainda a importância da manutenção preventiva do sistema elétrico e dos freios e de manter o extintor dentro da validade.
Mín. 21° Máx. 34°