Na última quarta-feira, 5 de junho, no Dia Mundial do Meio Ambiente, o prefeito Fuad Noman anunciou a Nova Agenda Verde, um conjunto abrangente de projetos e ações para proteger e requalificar áreas verdes, recursos hídricos e corredores verdes em Belo Horizonte, além de promover a adaptação da cidade às emergências climáticas.
Entre as iniciativas destacadas está a implantação do Parque Ciliar do Onça, um dos maiores do país com 7 km de extensão. Este parque será desenvolvido dentro do conceito de “cidade esponja”, que busca replicar a forma como a natureza absorve, armazena e libera água em áreas urbanas. Também foram anunciadas a criação de novos parques, incluindo o Parque Mata do Mosteiro e o Parque Jardim América.
“Estamos criando mais áreas de lazer, jardins de chuva, espaços de descanso e refúgios climáticos, além de muitas pequenas obras como miniflorestas. Belo Horizonte é e continuará sendo uma cidade jardim. A ONU nos concedeu esse reconhecimento recentemente, e não foi por acaso”, comemorou o prefeito Fuad Noman.
A Nova Agenda Verde também inclui um concurso para transformar o Aterro da BR-040 em um novo parque, a criação de um grande corredor verde na Avenida Antônio Carlos com o plantio de 1.000 árvores, e o envio de um novo projeto de lei sobre emergências climáticas à Câmara Municipal.
Outro destaque é o lançamento do Arvorômetro, uma ferramenta que permite aos cidadãos acompanhar o andamento dos plantios de árvores na cidade. Entre 2021 e 2023, a Prefeitura plantou 74 mil árvores nas nove regionais de Belo Horizonte, com a meta de chegar a 100 mil até o final de 2024, todas registradas no Arvorômetro.
A Prefeitura também vai lançar o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que será executado por uma empresa especializada. O objetivo é criar um planejamento estratégico de longo prazo, visando ter 1 milhão de árvores plantadas até 2050 – atualmente, a cidade conta com cerca de 500 mil.
Além disso, a Prefeitura assinou um Protocolo Integrado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais com o Corpo de Bombeiros, uma iniciativa inédita para proteger os 80 parques municipais.
A Nova Agenda Verde é uma maneira de consolidar e prestar contas das ações do contrato de metas focado na sustentabilidade ambiental em Belo Horizonte, como plantio de árvores, recuperação de nascentes e criação de refúgios climáticos. Esta agenda também visa acelerar os projetos do Plano Local de Ação Climática (PLAC), lançado em dezembro de 2022, que se concentra em reduzir vulnerabilidades, aumentar áreas verdes e melhorar a adaptação da cidade a emergências climáticas, como enchentes e incêndios florestais.
Mín. 17° Máx. 24°