
O prefeito de Contagem em exercício, Bruno Barreiro, e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitaram, na tarde deste sábado (10), o Hospital Santa Rita, em Contagem, para conhecer a estrutura de atendimento cardiovascular da unidade, incluindo os serviços de hemodinâmica. A visita foi acompanhada por integrantes dos governos municipal e federal e teve como foco a ampliação da assistência especializada pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde dezembro de 2025, o Hospital Santa Rita oferece serviços de cardiologia de alta complexidade e realiza cirurgias eletivas para pacientes atendidos pelo SUS. O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, confirma que a unidade possui habilitação para assistência de alta complexidade cardiovascular e procedimentos de cardiologia intervencionista. O atendimento é viabilizado por recursos federais que complementam o financiamento municipal da saúde.
Com investimento mensal informado de R$ 1.973.033, o hospital passou a receber internações de urgência e emergência em cardiologia em maio de 2026. A ampliação busca aumentar o acesso a procedimentos especializados e agilizar o tratamento de pacientes com doenças cardiovasculares, reduzindo a necessidade de encaminhamentos para outros municípios.
De maio até o período informado pela Secretaria Municipal de Saúde, a unidade registrou 415 internações de urgência em cardiologia, das quais 232 envolveram pacientes classificados na linha vermelha, indicativa de maior gravidade. No mesmo intervalo, foram realizados 385 cateterismos cardíacos, 253 angioplastias coronarianas e 51 outros procedimentos cirúrgicos de urgência, incluindo implantes de marca-passo e cirurgias de revascularização do miocárdio. O hospital também contabilizou 244 cirurgias cardíacas eletivas.
Durante a visita, Bruno Barreiro destacou a parceria entre o município e o governo federal para ampliar a oferta de serviços especializados. Segundo ele, o objetivo é fortalecer a assistência à população de Contagem e ampliar a capacidade de atendimento para pacientes de outras cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O ministro Alexandre Padilha ressaltou a importância de aproveitar a estrutura hospitalar já existente para expandir os serviços do SUS. Ele relacionou a iniciativa ao programa Agora Tem Especialistas, do governo federal, que busca ampliar o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados. Padilha também apontou o potencial de expansão dos atendimentos no Hospital Santa Rita, incluindo a possibilidade de oferta de serviços relacionados ao tratamento oncológico, como cirurgias e quimioterapia.
O Hospital Santa Rita conta, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, com 23 leitos de enfermaria e dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados ao atendimento cardiológico. A estrutura permite receber pacientes encaminhados pela rede de urgência e emergência, com o objetivo de reduzir o tempo entre a identificação do problema e a realização do tratamento especializado.
A secretária municipal de Saúde, Taciana Malheiros, destacou que o serviço atende à população de Contagem e também beneficia moradores de Ibirité e Sarzedo, municípios que integram a mesma microrregião de saúde. Em casos de suspeita de infarto, por exemplo, o paciente pode ser estabilizado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e, conforme a avaliação clínica e a regulação, encaminhado ao hospital. A rapidez no atendimento é considerada essencial para reduzir complicações e aumentar as chances de recuperação.
O cirurgião geral Lauro Araújo também ressaltou os avanços observados desde o início dos atendimentos, especialmente na agilidade dos encaminhamentos e no acesso a procedimentos especializados. Segundo ele, pacientes que sofreram infarto têm recebido tratamento e apresentado evolução clínica favorável, com possibilidade de alta após poucos dias, conforme cada caso. A expectativa é que a oferta de serviços continue sendo ampliada.
Também participaram da visita a ex-prefeita de Contagem e senadora eleita Marília Campos, o secretário-geral Pedro Amaral e o diretor-geral do Serviço Social Autônomo de Contagem (SSA), Eduardo Pena.
Mín. 23° Máx. 33°