
Uma iniciativa que começou com as resenhas literárias de Gustavo Scarpa, jogador do Atlético, ganhou vida própria entre os torcedores. O “Galeitura”, clube de leitura criado pela atleticana Carolina Marques, de 22 anos, já reúne cerca de 500 pessoas interessadas em ler e discutir obras indicadas pelo jogador.
A ideia surgiu nas redes sociais com a intenção de formar um grupo pequeno. A proposta, no entanto, ganhou repercussão rapidamente e o número de interessados cresceu a ponto de as vagas precisarem ser temporariamente suspensas.
Scarpa passou a publicar resenhas e comentários sobre os livros que lê em seu canal no YouTube no fim de agosto. Uma das recomendações foi “A Morte de Ivan Ilitch”, clássico do escritor russo Liev Tolstói. O vídeo sobre a obra ultrapassou 565 mil visualizações e o livro chegou ao primeiro lugar entre os mais vendidos na Amazon Brasil.
A leitura de “A Morte de Ivan Ilitch” começou na segunda-feira (16). Os 12 capítulos foram divididos ao longo de três semanas, com os participantes avançando por etapas até 6 de outubro. Depois, o grupo pretende realizar um encontro on-line para discutir a obra.
A repercussão também chegou a Scarpa. Em entrevista nesta semana, o jogador disse estar satisfeito com o interesse pela literatura e enviou uma nova indicação para o grupo: “Flores para Algernon”, de Daniel Keyes, livro que ele afirmou ter considerado uma ótima leitura.
A proposta do Galeitura é escolher uma obra por mês e promover discussões entre os participantes. A organização também pretende abrir formulários para interessados em participar dos próximos debates.
O envolvimento de Scarpa com a literatura não é recente. O jogador já compartilhava resenhas de livros quando atuava pelo Palmeiras. Agora no Atlético, a atividade voltou a chamar a atenção dos torcedores e acabou inspirando um clube que transformou as recomendações do jogador em encontros de leitura.
Mín. 16° Máx. 33°