A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, em 1º turno, o projeto de lei que reajusta o salário dos servidores civis e militares do estado em 3,62%. A votação ocorreu na manhã desta quarta-feira, 29 de maio, em meio a protestos de servidores.
No entanto, o PL 2.309/24 ainda precisa ser votado novamente no Plenário na próxima semana, pois mais de 50 emendas apresentadas ao texto não foram analisadas por falta de quórum.
Essas emendas incluem propostas que autorizam o aumento do índice oferecido pelo governador Romeu Zema (Novo). Uma das emendas propõe um reajuste de 10,67% para todas as categorias.
A proposta de Zema é que o índice de 3,62% seja aplicado de forma retroativa a janeiro de 2024. No entanto, o percentual é menor do que a inflação oficial do ano passado, que foi de 4,62%. Segundo o governo, o reajuste deve beneficiar 610 mil servidores ativos, inativos e pensionistas da administração direta, gerando um impacto anual de R$ 1,7 bilhão.
Durante a sessão, servidores se manifestaram contra o reajuste proposto, alegando que ele não cobre as perdas inflacionárias e que as condições de trabalho precisam ser melhoradas.
Mín. 17° Máx. 24°