
A Prefeitura de Belo Horizonte e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) firmaram uma parceria que amplia a capacidade de monitoramento do sistema Muralha BH. O convênio, assinado na quinta-feira (25), permitirá que as câmeras inteligentes da capital consultem a base nacional de veículos com restrições, tornando mais ágil a identificação de automóveis furtados ou roubados em circulação.
Com a integração ao Projeto Alerta Brasil, da PRF, sempre que um veículo com registro de furto, roubo ou outra restrição passar por um dos pontos monitorados, um alerta será emitido automaticamente às forças de segurança responsáveis pelo atendimento da ocorrência.
A nova ferramenta também permitirá a identificação de veículos provenientes de outros estados, ampliando o alcance das ações de fiscalização e combate à criminalidade na capital mineira.
Além do monitoramento de veículos, a parceria garante acesso a informações do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), do Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach) e do Banco Nacional de Mandados de Prisão. Com isso, as equipes de segurança poderão identificar motoristas com pendências judiciais ou procurados pela Justiça.
Outro objetivo do acordo é ampliar o monitoramento das rodovias federais que cruzam Belo Horizonte, consideradas estratégicas para o rastreamento de rotas de fuga. A expectativa é que a troca de informações entre os órgãos fortaleça investigações relacionadas ao roubo de cargas e veículos, além de crimes como tráfico de drogas e contrabando.
Durante a assinatura do convênio, o prefeito Álvaro Damião afirmou que a integração entre os diferentes níveis de governo é fundamental para enfrentar a criminalidade.
"Prefeituras, governos estaduais e o Governo Federal precisam atuar em parceria, compartilhando inteligência, informações, tecnologia e pessoal para garantir mais segurança à população", declarou.
Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção em parceria com a Prodabel, o Muralha BH reúne diferentes tecnologias de monitoramento para apoiar as ações de segurança pública na capital.
O projeto prevê a instalação de mais de 10 mil câmeras em locais estratégicos, como vias de grande circulação, praças, parques, escolas municipais, unidades de saúde, acessos ao Anel Rodoviário e divisas com municípios da Região Metropolitana.
Segundo a prefeitura, a iniciativa busca ampliar a capacidade de monitoramento da cidade, apoiar as forças de segurança e contribuir para a prevenção da criminalidade.
Mín. 15° Máx. 25°