
A Prefeitura de Contagem e representantes do Poder Judiciário se reuniram nesta quarta-feira (24/6), no Fórum de Contagem, para discutir uma parceria voltada à ressocialização de pessoas em cumprimento de pena nos regimes aberto e semiaberto.
A proposta prevê o aproveitamento dessa mão de obra em serviços de manutenção e conservação de espaços públicos do município, com foco na inclusão social e na reinserção no mercado de trabalho.
Segundo o prefeito Ricardo Faria, a iniciativa reforça o compromisso da gestão com políticas públicas de cidadania e geração de oportunidades para pessoas em cumprimento de pena.
Ele destacou que a parceria permite unir prestação de serviço à sociedade e criação de caminhos para reintegração social e profissional, além de contribuir para a redução da reincidência criminal.
O juiz da Vara de Execuções Criminais de Contagem, Wagner Cavalieri, afirmou que o convênio possibilita a inserção dos sentenciados em atividades da Prefeitura, respeitando o perfil de cada um e as necessidades do município.
De acordo com ele, além de auxiliar no cumprimento da pena, a experiência pode abrir novas oportunidades profissionais e facilitar a reinserção após o término da medida.
O secretário de Desenvolvimento Social e Segurança Alimentar, Marius Carvalho, informou que a pasta será responsável por coordenar a estruturação do projeto e apresentar um modelo de funcionamento com etapas e cronograma.
Ele acrescentou que o município já possui cooperação com a Central de Penas Alternativas (Ceapa) e que o objetivo é aprofundar o diálogo para adequar o encaminhamento dos participantes às suas habilidades e às demandas da administração pública.
Mín. 17° Máx. 26°