
A Prefeitura de Contagem promove, na próxima segunda-feira (15), uma blitz educativa para conscientizar a população sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. A mobilização será realizada das 8h às 10h, na avenida João César de Oliveira, esquina com a avenida José Faria da Rocha, próximo à Feira do Eldorado.
A iniciativa é organizada pelo programa Contagem na Maturidade, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Contagem (Comic) e a Associação de Moradores do Bairro Novo Progresso II (Amonp).
Durante a ação, serão distribuídas cartilhas informativas com orientações sobre prevenção e denúncia de casos de violência contra idosos. Equipes também irão dialogar com motoristas, pedestres e comerciantes que circularem pela região, reforçando a importância da proteção e do respeito à população idosa. Uma faixa de conscientização será exibida durante os períodos em que o semáforo estiver fechado.
A atividade marca o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011, a data busca sensibilizar a sociedade sobre a necessidade de combater todas as formas de violência e garantir os direitos das pessoas idosas.
A ação também integra a campanha Junho Violeta, movimento nacional que reforça a importância do respeito, da valorização e da proteção da população idosa.
A violência contra a pessoa idosa pode se manifestar de diferentes formas, incluindo agressões físicas, violência psicológica, abusos verbais, exploração financeira, negligência e abandono.
Casos suspeitos ou confirmados podem ser denunciados por meio do Disque 100, serviço gratuito que funciona 24 horas por dia. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Contagem também oferece acolhimento, orientação e encaminhamento para a proteção das vítimas.
Mín. 14° Máx. 25°