O Partido dos Trabalhadores (PT) de Ribeirão das Neves, definiu seu pré-candidato à prefeitura no último sábado, 13 de abril. Em uma votação interna, o ex-vereador Vicente Mendonça, presidente do PT local, foi escolhido com 30 votos favoráveis. A deputada Andréia de Jesus, até então considerada favorita, recebeu apenas quatro votos, enquanto houve duas abstenções.
A escolha de Vicente foi uma surpresa para muitos, já que Andréia de Jesus foi a candidata a deputada estadual mais votada do partido em Neves, obtendo mais votos até mesmo do que a segunda colocada no estado. No entanto, recentes acusações de assédio moral contra assessores parlamentares teriam inviabilizado a pré-candidatura da deputada à prefeitura.
As acusações teriam levado a movimentação para a escolha de Vicente, que ocorreu durante a licença de 30 dias concedida a Andréia. Embora a licença tenha sido oficialmente atribuída a um tratamento de saúde, a parlamentar se afastou logo após as acusações virem à tona. No entanto, não houve formalização de denúncia contra ela.
A votação do diretório municipal do PT, inicialmente prevista para março, foi adiada para abril devido à licença de Andréia. O presidente do partido em Neves, Tadeu Martins Leite (MDB), afirmou que nenhuma denúncia formal havia sido apresentada contra a deputada.
Em resposta, a assessoria de Andréia de Jesus afirmou que a decisão do PT de Neves sobre sua pré-candidatura à prefeitura "reflete a correlação de forças internas no partido". A nota destacou que eles continuarão construindo uma alternativa para Neves junto com o ex-presidente Lula e o partido dos trabalhadores.
Mín. 18° Máx. 23°