
O Governo de Minas Gerais vem reforçando o combate ao Aedes aegypti com o uso de drones em áreas urbanas do estado. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), cerca de 497 mil hectares já foram monitorados com auxílio da tecnologia.
A área analisada corresponde a aproximadamente 696 mil campos de futebol. Durante as operações, mais de 334 mil pontos considerados de risco foram identificados pelas equipes responsáveis pelo monitoramento.
A ação faz parte da estratégia VigiDrones, implantada pela SES-MG para fortalecer o enfrentamento da dengue, zika e chikungunya nos municípios mineiros.
Os drones são utilizados para localizar possíveis criadouros do mosquito em locais de difícil acesso, além de apoiar as equipes de vigilância epidemiológica no trabalho de prevenção.
Segundo a Secretaria de Saúde, os equipamentos também conseguem realizar aplicação de larvicidas diretamente nos pontos identificados durante os voos.
O Governo de Minas informou que aproximadamente R$ 30 milhões já foram investidos na execução da política em diferentes regiões do estado.
Na região do Jequitinhonha, por exemplo, o segundo ciclo de monitoramento foi concluído com cerca de 11 mil hectares urbanos analisados e mais de 18 mil pontos de atenção identificados em 31 municípios participantes.
Os levantamentos mostraram que os principais focos relacionados ao mosquito estão ligados ao descarte irregular de lixo, sucatas, recipientes plásticos, entulhos e armazenamento inadequado de água.
Além da utilização dos drones, o estado mantém ações contínuas de combate às arboviroses, com reforço das equipes municipais, ampliação da realização de exames e adoção de novas tecnologias no controle do mosquito transmissor
Mín. 16° Máx. 24°