O steel frame chegou ao Brasil nos anos 90, mas devido a inovação e modernidade na área da construção civil, o sistema tem ganhado cada vez mais destaque nos últimos anos. Dados de um levantamento do Instituto Aço Brasil revelam que haverá um crescimento anual de 4,8% na utilização deste sistema pelos próximos sete anos. O aumento é resultado da eficiência, durabilidade e versatilidade do material.
Outro ponto positivo destacado tanto pelo Instituto quanto por especialistas é a fácil instalação do material. No entanto, profissionais da área destacam que embora a implementação não seja tão complexa, para garantir os resultados ideias é necessário planejamento preciso, execução meticulosa e supervisão especializada. Veja alguns pontos importantes:
Suporte de linearidade, enquadramento em linha: Segundo André Rossi, gerente de desenvolvimento e novos negócios da Barbieri do Brasil, o alinhamento preciso dos componentes estruturais durante o In-Line Framing é fundamental para a resistência e capacidade de carga da construção. “É indispensável que todas as vigas do tabuleiro e mezanino apoiadas em montantes estejam alinhadas com apoios, garantindo que a alma das vigas coincida com a dos montantes. Este detalhe cuidadoso garante uma distribuição uniforme das cargas e reforça a integridade estrutural do edifício”, explica.
Perfis recortados: Um erro destacado por Rossi é a utilização dos perfis recortados que colocam em risco a integridade estrutural e a segurança do edifício. “Os perfis são projetados para suportar cargas específicas de acordo com a geometria e dimensões originais; alterar essas características de fábrica com cortes, por exemplo, pode reduzir a capacidade estrutural e alterar as propriedades mecânicas do aço, como carga, rigidez e resistência. Esses problemas podem ser evitados se for planejada a integração do projeto estrutural com as instalações”, complementa.
Falta de elementos de fixação: Segundo o executivo, outro fator que pode colocar em risco a segurança e qualidade da construção com steel frame é a falta de elementos de fixação. “A presença de elementos fixos é essencial para a segurança e estabilidade das estruturas metálicas. É fundamental que todos os fixadores necessários estejam presentes e corretamente instalados para garantir a qualidade das juntas”, explica.
Neste ponto, Rossi destaca os seguintes pontos de fixação:
Cartéis: De acordo com o executivo, os esquadros das vigas treliçadas desempenham um papel importante para a estabilidade e integridade da estrutura, pois auxiliam na distribuição das cargas uniformemente ao longo da viga ou pilar treliçado, evitando a flambagem lateral e aumentando a capacidade de carga e a resistência da estrutura. “Os cartéis são colocados em ambos os lados da junta. São necessários para unir montantes e diagonais com o número de parafusos necessários por cálculo”, explica.
Ângulos: Rossi acrescenta que o ângulo S-A23 é um elemento de ligação, geralmente utilizado para fixar treliças ou caibros, por exemplo, às soleiras superiores dos painéis, a fim de evitar movimento. “Acessórios e elementos de fixação são essenciais para unir diferentes componentes do sistema construtivo. Proporcionam resistência adicional à estrutura, melhorando a capacidade de suportar cargas verticais e horizontais”, complementa.
Reforços de suporte: De acordo com o executivo, os reforços de suporte desempenham um papel central na segurança e estabilidade da estrutura. A quantidade e disposição dos fixadores, bem como a seleção precisa dos parafusos, são determinadas por um cuidadoso cálculo estrutural. Este processo não é simplesmente um requisito técnico, mas um pilar essencial para garantir a integridade e o desempenho desejado da construção.
“O cálculo estrutural, realizado por engenheiros especializados, avalia as forças e cargas que irão atuar na estrutura. Esta fase crítica não só cumpre os regulamentos e normas de segurança, mas também adapta a construção às condições ambientais específicas e aos requisitos de projeto. Com base nesta avaliação, é determinado o número apropriado de fixadores e parafusos necessários para garantir uma conexão robusta entre os componentes”, conclui Rossi.
Sobre a Barbieri do Brasil
A Barbieri do Brasil nasceu em 2010 como empresa 100% brasileira, mas contando com a experiência da Barbieri Argentina, empresa de família fundada em 1953, fabricante de produtos da mais alta qualidade para o mercado da construção a seco. Barbieri do Brasil é uma indústria dedicada à fabricação de perfis de aço galvanizado para drywall, perfis de aço galvanizado estrutural para light steel framing, possuindo tecnologia de nível internacional e atingindo com seus produtos o território inteiro do Brasil.
Mín. 14° Máx. 28°