18°C 27°C
Belo Horizonte, MG
Publicidade

Belo Horizonte e Nova Lima são escolhidas como “cidades-laboratório” para testar soluções contra desastres urbanos

Projeto do Ministério das Cidades com apoio da Fiocruz reúne seis municípios para testar soluções inovadoras contra riscos geo-hidrológicos

18/02/2026 às 17h30
Por: Marina Menta
Compartilhe:
Imagem: Reprodução / PBH
Imagem: Reprodução / PBH

Belo Horizonte e Nova Lima foram selecionadas entre seis cidades brasileiras para integrar um programa nacional que transforma territórios reais em “laboratórios práticos” de ações de prevenção a desastres urbanos, com enfoque na redução de riscos geo-hidrológicos e no desenvolvimento urbano sustentável.  

O projeto Desenvolvimento Urbano Integrado com enfoque na Redução de Riscos de Desastres Geo-hidrológicos (DUI-RRD Cidades), coordenado pelo Ministério das Cidades em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), selecionou inicialmente 21 municípios. Do total, 12 avançaram com propostas e seis, incluindo BH e Nova Lima, entraram na fase de aplicação prática das medidas planejadas.  

As atividades práticas estão previstas para começar em março, com uma oficina presencial em maio para ajustar o manual metodológico à realidade de cada território integrante do programa.

O programa propõe substituir ou complementar intervenções tradicionais, muitas vezes baseadas em infraestrutura “cinza”, por Soluções Baseadas na Natureza (SbN), estratégias que fortalecem a capacidade natural do ambiente de reduzir riscos, como a retenção de água no solo e o controle de enchentes e deslizamentos.  

Em Belo Horizonte, as ações a serem testadas incluem o conceito de “cidade esponja”, com implantação de jardins de chuva, pátios naturalizados em escolas e transformação de campos públicos em bacias de contenção de águas pluviais, além de iniciativas de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para integrar proteção ambiental e planejamento urbano.  

Já Nova Lima focará a atuação na mitigação de riscos geo-hidrológicos em áreas com barragens, especialmente nos distritos de Honório Bicalho e Santa Rita. O plano municipal combina medidas de requalificação urbana e habitação em áreas vulneráveis com estratégias preventivas de longo prazo contra eventos climáticos extremos.  

Junto às cidades mineiras, também participam Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Petrópolis (todas no Rio de Janeiro) e Simões Filho (BA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.