
Inicia nesta segunda-feira (02) as novas medidas para transações via Pix. O novo mecanismo de segurança foi feito para evitar golpes além de ter um conjunto de regras do órgão para maior segurança dos usuários.
O sistema é chamado de Mecanismo de Especial de Devolução (MED) 2.0, ele permite o rastreio das transações e compartilha as informações com as instituições financeiras envolvidas.
Com esse novo recurso os usuários poderão rastrear e identificar as contas envolvidas na fraude. Além disso, os usuários vão poder solicitar o bloqueio de valores em contas intermediárias e fazer a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação.
Caso você tenha sido vítima em golpes via pix o Banco Central recomenda seguir o seguinte passo a passo:
Acionar o MED pelo aplicativo da sua instituição o mais rápido possível. Todas as instituições devem oferecer esse serviço via app. Quanto mais rápida a solicitação, maiores as chances de êxito;
Os recursos na conta do recebedor são bloqueados temporariamente e o caso é analisado pelas instituições envolvidas.;
Caso a fraude seja confirmada, o valor pode ser devolvido integral ou parcialmente, dependendo da existência de saldo na conta do fraudador ou de demais envolvidos na fraude.
O Med não poderá ser acionado nos seguintes casos:
Desacordos comerciais: quando há disputa, ou desacordos, sobre o produto ou serviço recebido;
Fraude com conta de terceiro de boa-fé: se o dinheiro foi enviado para alguém que não participou do golpe;
Pix errado: fez um Pix, mas não conferiu o nome e o dinheiro foi para outra pessoa.
Mín. 20° Máx. 27°