
Professores da rede estadual têm até esta terça (3), para participar do programa, que oferece especialização gratuita e bolsa mensal de R$ 2,1 mil.
A iniciativa é voltada a docentes da rede estadual interessados em cursar uma pós-graduação lato sensu com apoio financeiro durante o período de formação.
O prazo final foi confirmado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), responsável pelo processo seletivo interno que integra o Programa Mais Professores para o Brasil, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Capes.
Ao todo, estão sendo ofertadas 509 vagas para professores da rede estadual. Os profissionais selecionados poderão receber uma bolsa mensal de R$ 2,1 mil, custeada com recursos federais, enquanto realizam o curso de especialização.
As oportunidades estão divididas em duas modalidades. A Modalidade I é destinada a professores que atuarão em escolas indígenas elegíveis, considerando as especificidades da Educação Escolar Indígena.
Já a Modalidade II contempla servidores efetivos da carreira de Professor de Educação Básica, em exercício na regência de aulas em escolas regulares.
Na Modalidade II, as vagas estão distribuídas entre componentes curriculares dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio, incluindo matemática (77 vagas), química (70), língua inglesa (66), língua portuguesa (63), geografia (60), história (45), física (44), filosofia (28), educação física (22), artes (20) e ciências (14).
A seleção será realizada em etapa única, com caráter eliminatório e classificatório, com base na análise das informações e documentos enviados no momento da inscrição. O resultado preliminar está previsto para 5 de fevereiro, com prazo para recursos em 6 de fevereiro, e divulgação do resultado final em 10 de fevereiro.
A classificação nesta etapa não garante automaticamente a matrícula no curso nem o recebimento da bolsa.
Após o processo seletivo interno, os nomes aprovados serão encaminhados ao MEC e à Capes, responsáveis pela validação final, matrícula e concessão do benefício.
Mín. 20° Máx. 27°