
O Ministério da Educação anunciou, nesta segunda feira (26), o inicio das inscrições do Programa Universidade para Todos (Prouni), o programa que disponibiliza bolsas integrais e parciais em universidades particulares.
O Prouni distribui, bolsas integrais a estudantes que comprovem, que a sua renda familiar mensal não ultrapassa o valor de um salário mínimo e meio por pessoa, e também distribui, bolsas parciais a estudantes que tem uma renda familiar mensal de até três salários mínimos.
Para se inscrever no processo, os estudantes deverão ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2024 ou 2025, ter conquistado uma nota de no mínimo 450 pontos de média nas cinco matérias da prova, e também não ter zerado a redação do Enem.
Os interessados deverão fazer a inscrição pela internet, no site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, entre os dias 26 a 29 de Janeiro. Contudo para que sejam contemplados com a bolsa o estudante deverá estar dentro de alguns requisitos:
* Ser estudante de escola pública;
* Ser estudante de escola particular, com 100% de bolsa;
* Ter estudado em escola pública e particular, tendo 100% de bolsa;
*Ter estudado em escola pública e particular, tendo bolsa parcial;
* Ter estudado em escola pública e particular
*Ser uma pessoa com deficiência, dentro das legislações do processo;
* Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para concorrer aos cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Segundo o Ministério da Educação, cerca de 594 mil bolsas serão distribuídas para todo o país, sendo que Minas Gerais receberá mais de 57 mil bolsas para os estudantes. Esse ano os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito serão os mais ofertados para os concorrentes.
Os resultado da primeira chamada e segunda chamada acontecem respectivamente nos dias 3 de fevereiro e 2 de Março de 2026.
Mín. 18° Máx. 29°