
Belo Horizonte e toda Região Metropolitana estão sob alerta de chuvas intensas, com um grande volume previsto até essa sexta-feira (24).
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, a semana deve ser marcada em todo estado, por uma instabilidade atmosférica, provocada pela formação de mais um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
Com o grande volume esperado, o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos, especialmente em área que já são vulneráveis, é alto, por isso, a população deve redobrar a atenção.
Até a próxima segunda-feira (26), a Defesa Civil de Belo Horizonte já emitiu um alerta de risco geológico forte, ou seja, de deslizamentos para toda região Noroeste e moderado para para Oeste.
Até o final de semana, a previsão é de que 200 a 300 milímetros de chuva caiam sobre a capital. Nesta terça-feira (20), um novo alerta já foi emitido com a tendência de 60 a 90 milímetros em um único dia.
Já em outras regiões do estado, como o Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha, Norte de Minas e Central Mineira amos acumulados podem chegar a 100 milímetros, ao longo do dia.
Na quarta-feira (21), a previsão é de aumento significativo desse volume, com acumulados ultrapassando os 120 milímetros na Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Jequitinhona e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo a Defesa Civil da capital , desde o início janeiro, já choveu mais de 253,4 milímetros na região Oeste, 243,4 no Centro Sul e 231,4 no Barreiro. Com a previsão do tempo especial dessa semana, as chuvas devem ultrapassar todo o esperado para mês.
Siga as recomendações, durante a chuva:
Mín. 16° Máx. 24°