
A Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte realiza nesta sexta-feira (25), das 9h às 10h, uma blitz educativa voltada principalmente para motociclistas na Avenida Pedro II, na região Noroeste de Belo Horizonte. A atividade encerra a programação da Semana Nacional do Trânsito na capital.
Durante a ação, os agentes vão orientar os condutores sobre comportamentos seguros nas vias e reforçar a importância da atenção entre os diferentes usuários do trânsito. O tema da campanha neste ano é “No trânsito, enxergar o outro é salvar vidas”, o mesmo adotado pelo Maio Amarelo de 2026.
A programação da Guarda Municipal começou na semana passada e incluiu atividades em escolas, palestras e abordagens educativas nas ruas. As ações envolveram públicos de diferentes idades, desde crianças até motoristas e motociclistas.
Nesta quarta-feira (23), agentes participaram de uma atividade de educação para o trânsito em frente à Escola Municipal José Maria Alkimin, na Avenida Leontino Francisco Alves. Os alunos fizeram uma apresentação e receberam orientações sobre segurança viária, enquanto motoristas que passaram pelo local também receberam materiais informativos.
Na semana passada, estudantes de 3 a 10 anos do Instituto Educacional Pequeninos do Rei, no bairro Heliópolis, participaram de atividades sobre segurança no trânsito. Já no início desta semana, uma blitz educativa orientou motociclistas, e alunos de 6 a 9 anos do Instituto Cecília Meireles, no Santo Agostinho, participaram de palestras com agentes do Departamento de Trânsito.
A Semana Nacional do Trânsito ocorre todos os anos entre 18 e 25 de setembro. A programação busca ampliar a conscientização sobre segurança nas ruas e incentivar atitudes que reduzam os riscos para motoristas, motociclistas, pedestres, ciclistas e passageiros.
Em Belo Horizonte, a Guarda Municipal também realiza ações educativas durante o ano em escolas e empresas. Instituições interessadas em receber atividades podem solicitar informações pelo e-mail [email protected].
Mín. 18° Máx. 29°