
Os hospitais universitários federais de Minas Gerais participarão, neste sábado (13), de um mutirão para agilizar o atendimento de pacientes que aguardam na fila do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa, última edição de 2025 do programa “Dia E – Ebserh em Ação”, prevê a realização de 4,4 mil atendimentos extras em consultas, exames, procedimentos diagnósticos e cirurgias.
Os atendimentos são exclusivos para pacientes previamente agendados pelo SUS. O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG), em Belo Horizonte, concentrará a maior parte da mobilização, com 2.038 atendimentos programados. A unidade realizará cirurgias em mastologia, otorrinolaringologia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia e telecardiologia.
Em Juiz de Fora, o Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF) prevê 1.191 atendimentos. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), em Uberaba, fará 360 procedimentos, enquanto o Hospital Universitário da Universidade Federal de Uberlândia (HU-UFU) programou 805 atendimentos.
A mobilização integra o programa “Agora Tem Especialistas”, do Ministério da Saúde, e ocorre simultaneamente nos 45 hospitais universitários administrados pela Rede Ebserh em todo o país. A iniciativa busca ampliar a oferta de consultas e especialidades, reduzir filas e fortalecer o atendimento hospitalar dentro do SUS.
Mín. 20° Máx. 32°


