
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (8) a suspensão imediata da fabricação, comercialização, distribuição, divulgação e uso do Tônico Capilar Minoxi Turbo Glammour Professional, da empresa Gammour Professional Ltda – Me. O produto, registrado como cosmético, apresenta no rótulo indicações semelhantes às do medicamento minoxidil, incluindo promessas de crescimento de barba, cabelo e bigode — funcionalidades que exigem prescrição médica.
A Anvisa também ordenou a apreensão do produto Macho Alfa Minoxidil Turbo 15%, criado por Douglas Rafael Oliveira da Silva. Sem registro e proibido no país, o item vinha sendo comercializado como alternativa ao medicamento, apesar de o minoxidil constar na lista de substâncias vetadas para cosméticos pela Resolução RDC 529/2021.
A lista de determinações do órgão se estende ainda aos cosméticos da marca Sabô Ageless e às maquiagens capilares da marca Bangna, ambos fabricados e divulgados sem registro. Todos os seus lotes devem ser recolhidos, e sua venda está proibida.
No segmento de saneantes, a Anvisa determinou a apreensão do Acta BTI — anunciado como larvicida biológico, mas de origem desconhecida — e dos produtos da empresa Gasparelo Produtos de Limpeza e Higiene Ltda. Nenhum deles possui registro válido, requisito obrigatório para itens de limpeza que apresentam risco à saúde pública.
As ações seguem uma ofensiva iniciada na última sexta-feira (5), quando a agência proibiu a circulação de 30 medicamentos, a maioria anabolizantes em situação irregular. Todos estavam sem registro, notificação ou cadastro, o que impede legalmente sua distribuição e uso.
Segundo a Anvisa, as proibições têm como objetivo impedir riscos associados ao consumo de produtos sem comprovação de segurança ou eficácia, além de coibir publicidade enganosa e fabricação clandestina. As medidas passam a valer imediatamente, e a fiscalização continuará acompanhando o cumprimento das determinações.
Mín. 18° Máx. 24°