A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves recebeu um protesto intenso nesta terça-feira, 7 de maio, com a presença de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE), mobilizados para defenderem seus empregos ameaçados pela prefeitura. O protesto contou com número expressivo de manifestantes.
A prefeitura local tem buscado eliminar os cargos efetivos de todos os Agentes da cidade, o que gerou uma forte indignação entre os trabalhadores, contratados por meio de processo seletivo, conforme estabelecido pela legislação da categoria. Em resposta às demandas dos profissionais, a Câmara Municipal convocou uma audiência pública para a próxima terça-feira, 14 de maio, às 17 horas, com o tema em debate.
A decisão de realizar a audiência foi tomada após os trabalhadores clamarem por ela em conjunto, dentro do Plenário da Câmara. O auditório, lotado além de sua capacidade, fez com que os corredores e outros espaços do legislativo fossem ocupados pelos manifestantes. O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde (Sind-Saúde) Núcleo Ribeirão das Neves também protocolou um ofício na Câmara, expondo os problemas provocados pela prefeitura. O sindicato destaca que a medida proposta pela gestão municipal não apenas viola a Constituição Federal, mas também afeta as famílias dos trabalhadores e coloca em risco a saúde da população, com a possibilidade de desassistência.
Além de se manifestarem durante a reunião ordinária da Câmara, muitos vereadores também se dirigiram ao estacionamento, onde os trabalhadores se reuniam e protestavam. O movimento dos agentes tem conquistado grande apoio, contando inclusive com o suporte do presidente da Federação Nacional dos Agentes (Fenasce), Luiz Cláudio, que gravou um vídeo em defesa dos profissionais de Ribeirão das Neves.
Mín. 18° Máx. 23°